CUSTO OPERACIONAL
Se você vai montar um pequeno negócio local, precisará arcar com a burocracia, comprar móveis, fazer reformas, contratar equipe, pagar aluguel etc.
FACILIDADES DE ACESSO
Outra enorme vantagem do ecommerce é o fato de ele poder ser acessado de qualquer lugar por um cliente. Se uma pessoa está em casa assistindo TV e vendo as novidades do Facebook, ela pode se deparar com um anúncio e comprar de você em poucos minutos.
Isso é impensável no varejo físico, que geralmente toma horas do consumidor sempre que ele decide comprar alguma coisa.
Através de plataformas como o Google Analytics ou o próprio Facebook Ads, você consegue saber quais anúncios estão gerando mais visitas para o seu site, quais convertem mais, quantas pessoas estão chegando organicamente na loja etc.
Estudando suas métricas você tem a chance de vender mais e otimizar seus resultados, economizando bastante dinheiro com isso.
CONFORTO
Quem atua no e-commerce também conta com um maior conforto em relação aos empresários que apostam em lojas físicas. Com uma operação voltada ao online, muitas vezes o negócio é tocado da própria casa do empreendedor.
FACILIDADES PARA O CONSUMIDOR
Com um custo operacional menor, o comércio eletrônico consegue chegar em um preço final mais baixo para o consumidor.
VARIEDADE DE PRODUTOS
Maior variedade de produtos é sinônimo de mais vendas. Vendendo com estoque sob demanda em parceria com seus fornecedores, muitas vezes o empreendedor do e-commerce consegue tirar grande vantagem do número de produtos oferecidos.
Tudo consiste em uma lógica simples: se você não precisa manter seus produtos em estoque, mais e mais itens tendem a ser oferecidos ao público.
Fez a venda? Solicite o produto ao fornecedor. Funciona de forma bem simples — a lógica é totalmente baseada no conceito de Cauda Longa.
FACILIDADE PARA ESTUDAR O MERCADO
Uma vez na internet, é muito fácil estudar concorrentes e consumidores. Você pode detectar os resultados da concorrência, seus produtos mais vendidos, as perguntas mais frequentes entre os consumidores, seus hábitos etc.
PODER DE ALCANCE
O poder de alcance de um negócio físico é, geralmente, municipal ou regional. Em vez de vender somente para a sua cidade, no e-commerce você faz negócio com todo o Brasil, um país com mais de 200 milhões de habitantes.
Veja as vantagens de uma landing page para seu negócio.
PRAZO DE CONSTRUÇÃO DO NEGÓCIO
Quando queremos montar um negócio, queremos pra ontem. Quanto antes pudermos “colocar a mão na massa”, melhor.
O problema é que, em negócios físicos, existem questões burocráticas, reformas a serem feitas, empréstimos, compras de móveis etc.
DISPONIBILIDADE
Dentre as grandes vantagens do e-commerce, a ampla disponibilidade é uma das que mais chamam a atenção. Diferentemente de uma loja física, que tem hora para abrir e para fechar, um e-commerce está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.